O VI Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul foi iniciado na terça-feira (11) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, com o objetivo de discutir os desafios da gestão dos recursos hídricos na região.
Até esta quinta-feira (13), especialistas, pesquisadores e autoridades que atuam no setor, trocarão ideias e experiências para o futuro da bacia. O evento é organizado pelo Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
A expectativa dos organizadores é que o Simpósio consolide uma gestão cada vez mais participativa.
“Esta é uma forma de discutir de forma compartilhada e trazer novas ideias, elaborar ações para atenuar problemas que o nosso baixo paraíba enfrenta em relação a segurança hídrica, queremos tirar do simpósio ações e projetos reais, que certamente vão beneficiar a bacia”, disse o presidente do comitê Baixo Paraíba, Zenilson Coutinho, um dos responsáveis pela elaboração do Simpósio.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, participou da mesa de abertura do evento. Ele abordou a importância do trabalho feito de forma integrada.
“Estamos tratando de uma bacia fundamental para o sudeste brasileiro, em especial para Campos dos Goytacazes, pois é a bacia do Paraíba do Sul. Esta é uma construção coletiva, o município se junta a instituições para construir meios e ações para preservar nossos recursos hídricos”, disse Almy.
A equipe de Comunicação da Prefeitura formulou um vídeo que vai ser usados em eventos sobre o tema.
“Fala das riquezas hídricas do município, suas características e o que o governo tem feito na gestão destes recursos. Além deste Simpósio, vídeo vai ser usado em eventos do Meio Ambiente, Defesa Civil, Turismo, Agricultura e ainda, disponibilizado para consulta pública e para a rede de educação”, explicou o secretário de Comunicação Social, Sérgio Cunha.
O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, considera um grande ganho para o município a realização do simpósio na cidade.
“Vejo com muitas expectativas tudo o que vai ser tratado no simpósio. O município ganha com todos representantes que estão neste evento. Estaremos dentro das secretarias discutindo o que está sendo tratado. Sabemos da importância dessa nossa bacia para os produtores rurais, hoje vemos que há uma discussão muito grande em períodos de estiagem e grandes volumes de água em nossa região. Então este é um momento de integração para novas ideias”.
Sobre a bacia
A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 14 milhões de pessoas, incluindo os 8,7 milhões de habitantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A bacia está envolvida por conflitos relacionados ao uso da água e pelo desvio das águas para a Bacia do rio Guandu, com a finalidade de gerar energia e abastecer a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, há tratativas em andamento para novas transposições, conforme explica
Durante o evento, serão discutidas as melhores formas de mediar esses conflitos e evitar problemas relacionados à disponibilidade de água na região. O Simpósio conta com mesas de debates, palestras, visitas técnicas e trabalhos científicos inscritos.
O objetivo do Simpósio é criar um espaço para novas ideias e descobertas, que possam gerar novas linhas de discussões e frentes de trabalho. O evento busca consolidar uma gestão cada vez mais participativa, criando um ambiente para a inspiração de novas atitudes regadas pelo conhecimento.