O campeão de ondas gigantes Lucas Chumbo está participando da 3ª edição do Saquarema Surf Festival, realizado na Praia de Itaúna, em Saquarema. No quintal de casa, o atleta, que é de Saquarema, está competindo pelo Qualifying Series 5000, maior evento qualificatório de surfe da América Latina.
Acostumado a encarar ondas com mais de 20 metros de altura, o atleta está aproveitando o evento para surfar a marola do ‘Maracanã do surfe’ com a torcida de familiares e amigos, segundo informações do site G1.
“Competir na marola pra mim é muito mais nervosismo do que competir nas ondas gigantes. Então, isso aqui eu tiro como um treino pra mim, um treino de conseguir domar o meu próprio mental e conseguir performar bem na marola que é o lugar que eu tenho que treinar mais. É sempre um desafio, mas competir em casa é competir em casa, e eu não posso perder uma dessa”, comentou o atleta.
Na segunda-feira (24), o primeiro dia de evento, o atleta participou de duas baterias e avançou para o round dos 96, disputado na manhã desta terça-feira (25). Durante a tarde o surfista competiu no round dos 64 e conseguiu avançar para o round dos 32, onde vai disputar a primeira bateria, contra o argentino Nacho Gundesen e os brasileiros Renan Peres Pulga e Magno Pacheco, durante a quarta-feira (26).
Nas duas edições anteriores do Saquarema Surf Festival, o irmão, João Chumbinho, bateu na trave da competição do QS. Na 1ª edição, Chumbinho perdeu para Yago Dora. No ano passado ficou novamente com o segundo lugar, atrás do peruano Miguel Tudela.
Neste ano, a responsabilidade de representar a família Chianca no evento que homenageia Léo Neves está com o Lucas Chumbo.
“Representar o João assim, representar a família, o nível tá alto! Estou tentando, vamos que vamos! Estou aí passando baterias. Com certeza o João aqui no QS dá um trabalho, mas ele tá representando muito bem lá no CT, deixando a família muito orgulhosa! E agora vamos tentando. Bateria por bateria, sem pressão. Mas representar a família agora tá um nível alto”, se divertiu o atleta ao falar sobre o irmão.
A janela do Saquarema Surf Festival está prevista até o domingo (28). O evento contou com a inscrição de mais de 200 atletas para competições do QS 5000, competição importante para o ranking de classificação para o Challenger 2024; o Pro Júnior e o Longboard, competições classificatórias para o mundial do ano que vem.