O Posto Regional de Polícia Técnica e Científica de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, está com o atendimento comprometido por falta de funcionários.
O motivo é o atraso no pagamento dos profissionais que deveriam atuar na unidade. Por isso, o Posto não tem funcionado regularmente. Nesta sexta-feira (09), o IML funcionava normalmente, mas para a próxima semana, ainda não há profissionais disponíveis.
Segundo a Secretaria Estadual de Polícia Civil, nos dias em que o IML está fechado, os procedimentos como exames de necrópsia e a liberação dos corpos estão sendo feitos temporariamente na unidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
A Prefeitura de Itaperuna confirmou os problemas na unidade, e informou em nota que, apesar de o serviço ser de competência do Governo do Estado, chegou a assumir os gastos do mesmo para atender a população local.
A nota também afirma que a Prefeitura já havia informado ao Estado que não teria condições de continuar com esses gastos e, pelo não cumprimento do acordo, está buscando uma nova solução.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por sua vez, informou que o problema vai ser solucionado com a nomeação dos candidatos aprovados nos últimos concursos, e que já foram convocados para os cursos de formação.
A Polícia não informou, no entanto, um prazo para que isso aconteça.