Um vereador de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, decidiu levar um balde de esgoto para o plenário da Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (20). Luciano Rio Lu (PDT) não só manteve o balde ao lado dele ao longo do discurso como também derramou o material no chão da casa legislativa.
A cena foi transmitida ao vivo e repercutiu nas redes sociais. O parlamentar explicou que a atitude foi para protestar contra os problemas enfrentados por moradores do bairro Santa Edwiges, que fica no distrito de Guarus.
“Isso aqui, gente, isso aqui não é brincadeira não, é cocô presidente”, disse o parlamentar enquanto virava o conteúdo do balde, e continuou:
“É pra sentir (…) aqui a gente tá falando de um cocô que caiu aqui na tribuna, agora imagina um cocô em frente a casa do povo no dia a dia, presidente. Isso não pode estar acontecendo. É minha revolta. Isso é uma covardia”, disse ainda na sessão.
O parlamentar confirmou que o conteúdo no balde realmente tratava-se de esgoto.
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes ainda não se posicionou quanto ao problema de esgoto relatado pelo vereador, no bairro Santa Edwirges.
Já a concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo serviço de esgoto na cidade, disse, em nota, “que as obras para implantação da rede coletora de esgoto sanitário no Parque Santa Edwiges estão em fase de planejamento e já foram realizados os levantamentos necessários nas ruas, visto que trata-se de um bairro de pequena extensão”.
A concessionária explicou ainda que não há cobrança de tarifa de esgoto para os moradores da localidade e que, atualmente, Campos dos Goytacazes tem 93% do esgoto coletado, sendo 100% do efluente tratado.
A Câmara de Vereadores informou que o direito do vereador de manifestar por meio de fala e atos é garantido pela Constituição Federal.