Um menino de 3 anos morreu, na última sexta-feira (11), vítima de meningite em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após ficar internado desde 4 julho na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado com a variante mais grave da doença.
A criança foi enterrada na manhã de domingo (13) em um cemitério particular da cidade.
De acordo com a Prefeitura, só este ano, foram confirmados 15 casos de meningites em Campos dos Goytacazes, sendo três deles importados de outros municípios. Deste número, quatro são da forma mais grave da doença, que é a meningite meningocócica.
Com os casos, a Vigilância Epidemiológica vem intensificando as ações voltadas para controle da patologia, como a imunização em massa nos bairros onde foram registrados os casos da doença: Penha, Tócos, Morro do Coco e Jockey.
De acordo com a Secretaria de Saúde, de janeiro a julho deste ano, já foram imunizadas contra as meningites no município 13.142 pessoas.
A vacinação contra a meningite (Meningo C) deve ser dada a crianças menores de 1 ano em três doses, sendo a primeira com três meses, a segunda com cinco meses e a última ao completar um ano de idade. Dos 11 aos 14 anos, deve receber uma dose da vacina ACWY.