A exposição gratuita “Conexões: O futuro” subiu à serra e fica até o final deste mês de agosto na Praça Baltazar da Silveira, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
Montada no interior de containers marítimos, a exposição traz a cronologia da história da Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, além de convidar o público a refletir sobre ações que impactam no futuro.
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Ministério do Turismo realiza a exposição de forma itinerante nos municípios do Rio. A primeira parada foi no Horto do Fonseca, em Niterói. Além do Governo Federal, a EcoPonte, concessionária que administra a rodovia, apoia o movimento que faz parte das comemorações dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói.
Além da exposição, a programação inclui exibição de filmes, atividades com realidade virtual, game interativo e oficinas de artes visuais.
Mostra de filmes ao ar livre – Parceria com SESC-RJ
Em parceria com a exposição “Conexões: O Futuro”, o Sesc Rio propõe ao público uma viagem pelo cinema com filmes infanto juvenis que trazem mistérios, lendas e tradições. As sessões são oferecidas todos os dias a partir das 17h30.
Realidade virtual
A mostra permite à quem chega a experiência de sobrevoar a ponte Rio-Niterói por meio de óculos de realidade virtual. Assim é possível conhecer a estrutura interna, além de um voo panorâmico de tirar o fôlego por cima da estrutura.
Game interativo
Após visitar a exposição, os visitantes podem participar de um jogo interativo e testar seus conhecimentos sobre a maior ponte do Hemisfério Sul de forma divertida.