Um programa da prefeitura da cidade de Macaé, no Norte Fluminense, tem gerado frutos positivos para a sociedade. É o programa Bolsa Atleta, que atualmente beneficia 534 atletas em 42 modalidades.
O secretário de Esportes, Marvel Maillet, conta que está muito satisfeito com o desempenho de todos os atletas que representam o município de Macaé em várias competições.
“A intenção é de que para o próximo ano possamos alcançar a meta de 1000 beneficiados pelo programa”, informou.
Entre os destaques está a equipe de canoagem Pykoa, na qual os atletas tiveram bom desempenho no evento realizado pela Secretaria de Esportes, durante as comemorações do aniversário de 210 anos do município de Macaé.
A coordenadora da equipe, Cris Piani, conta que os oito atletas de sua equipe tiveram bom desempenho e os competidores da categoria Sub 19, alcançaram o 2º lugar: Ricardo Onofre e Adrielle Monteiro, ambos de 17 anos. Já Lutyerre Alexandria da Silva, conquistou o 5º lugar.
O atleta Paulo Almeida Marciano, ganhou destaque no rodeio realizado durante a programação no Parque de Exposições Latiff Mussi. Ele conta que começou a praticar o esporte pelo fato da sua família lidar com animais. “Sempre gostei de animais e cuidar deles, como boi e cavalos. Assistia a rodeios e sempre tive vontade de montar em touros”, conta.
Com os recursos da Bolsa Atleta, Paulo treina suas habilidades no Centro de Treinamento em Silva Jardim e Cardoso Moreira. “No ano passado no mês de agosto estive em Barretos e em breve estarei em Minas Gerais para participar de uma seletiva para garantir uma vaga no torneio de Barretos”, informou.
O atleta Dione Rubinho que é ultramaratonista e maratonista, conta que pratica o esporte desde 2014. “Conquistei a 10ª colocação na categoria 35-39, nas 10 milhas de Macaé. Agora me preparo para a Corrida da Serra e a da Garoto, no Espírito Santo”, disse.
A atleta e também diretora da Associação de Corredores de Macaé (ASCOM), Vera Mota, foi a campeã, conquistando a 1º colocação, na categoria 65 a 69 anos. “Corro há 35 anos, e fui uma das mulheres pioneiras a participar de uma ultramaratona na região”.
Já Manoel Cavalcante, conquistou a 2ª colocação na categoria de até 75 anos. “Comecei a correr há 12 anos e para mim, o esporte é saúde e qualidade de vida”, ressaltou.
Ciclismo
O atleta Adriano da Silva foi destaque no Campeonato Estadual de Ciclismo do Circuito Itatiaia, onde conquistou o 2º lugar.
Bicicross – O atleta Juliano de Oliveira Silva, compete em duas categorias: Cruise e Men. “No mês de julho participei de dois Campeonatos, onde fui campeão em Minas e o outro em São Paulo”, enfatizou.