Agentes da Defesa Civil de seis cidades do Rio de Janeiro estão participando de um curso para que aprimorem a análise de dados a partir das informações captadas pelo Radar Meteorológico do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que está instalado no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em Macaé, no Norte Fluminense.
Além de 30 agentes de Macaé, também participam do treinamento, equipes da Defesa Civil de Cabo Frio, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Campos dos Goytacazes e Teresópolis.
O curso “Meteorologia e Defesa Civil” tem duração de 60 horas e ocorre em oito quartas-feiras no próprio campus da Uenf.
Radar Meteorológico
O Radar Meteorológico do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) instalado na Uenf, em Macaé, é um dos dois existentes no Estado do Rio. O outro fica no município de Mangaratiba.
O equipamento acompanha a movimentação de nuvens que chegam à cidade com potencial de grandes precipitações de chuvas.
“Estamos estudando os dados brutos e quantitativos para fazermos levantamentos estatísticos. Estamos aprendendo a analisar melhor essas informações geradas pelo Radar”, explicou o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio.
O conhecimento adquirido será aplicado no funcionamento do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Macaé, previsto para ser inaugurado no dia 19 de setembro. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Uenf e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Estaremos ligados a 31 estações meteorológicas. Toda essa estrutura vai possibilitar uma melhor qualidade na operação de monitoramento da previsão meteorológica”, revelou Joseferson.
O curso nesta quarta-feira (30) também contou com a presença do coordenador da Regional da Defesa Civil (Redec) na Baixada Litorânea, tenente-coronel Fábio Gonçalves.