A faixa exclusiva de ônibus nos dois sentidos da Avenida Brasil começa a funcionar neste sábado (07). O retorno da seletiva tem como objetivo reduzir o tempo de deslocamento no transporte público, além de ser uma preparação para o BRT Transbrasil.
Pelo novo esquema, nem táxis poderão trafegar pela seletiva, que tem 22 quilômetros e se dá entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. A multa para quem invadir é considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47.
A via expressa chegou a ter essa pista seletiva com radares, mas a obra do BRT atrasou, e hoje é comum ver todo tipo de veículo circulando por lá.
A faixa é sempre a mais à esquerda em cada direção. As outras 3 estão liberadas para todos, com limite de 80 km/h.
Veja os principais pontos sobre a seletiva:
- A seletiva funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana;
- A seletiva é formada pela faixa mais à esquerda das pistas, nos dois sentidos da avenida, e tem 22 km de extensão, entre os bairros de Guadalupe e Caju;
- Aproximadamente 70 linhas de ônibus devem utilizar a seletiva para fazer serviço expresso neste trecho da via. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais;
- A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na estação Guadalupe.
- A faixa exclusiva sentido Caju começa na estação Guadalupe e termina na Rua Conde de Leopoldina, no Caju;
- A circulação na seletiva é restrita a ônibus e micro-ônibus, mas também são autorizados veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública;
- O limite de velocidade da faixa é de 70 km/h. A faixa será fiscalizada por radar fixo e oito lombadas eletrônicas;
- São 7 km de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e o BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via são sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no Caju;
- A seletiva contará com ampla sinalização, com 4 mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto;
- O Viaduto da Treliça, na altura do Caju, só será permitido para ônibus. Já o Viaduto da Avenida dos Campeões, na altura de Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.
Como vai funcionar
O corredor só para ônibus terá 22 km e funcionará entre o Caju, um dos extremos da Avenida Brasil, e Guadalupe. Parte já está com tachas — o trecho de Guadalupe até o Trevo das Margaridas, no entroncamento com a Via Dutra.
Ao longo dos 21,5 km, 19 radares e 8 lombadas eletrônicas vão multar veículos invasores. A infração é gravíssima e rende R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira.
Com o início da operação da faixa, carros de passeio não poderão mais usar o Viaduto da Treliça, no Caju (para acessar o Into e o Túnel Marcello Alencar por baixo) nem o Viaduto da Avenida dos Campeões (para ir a Ramos).
Transbrasil
Quando a Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus poderão utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados “amarelinhos”.
Em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos. Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021 e o investimento total é de R$ 1,9 bilhão.