Abriu nesta quinta-feira (16), em Petrópolis, Região Serrana, uma mostra de trabalhos ferroviários feitos com materiais recicláveis por alunos da rede municipal de ensino. A exposição segue até o dia 30 de novembro, como entrada gratuita, no Centro Cultural Estação Nogueira, no bairro Nogueira.
A mostra é realizada pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.
Os trabalhos foram feitos por estudantes das escolas municipais Nilton de São Thiago e Carlos Canedo.
Estação de Nogueira
No Centro Cultural Estação de Nogueira funciona uma biblioteca, um mini-museu ferroviário e exposições de arte. Em frente ao Centro Cultural, na praça do bairro, os visitantes podem conhecer a locomotiva “Baroneza II”, fabricada no Século XIX, considerada uma das mais antigas do Brasil.
Símbolo de progresso, a antiga Estação Ferroviária de Nogueira preserva a memória deste que foi um importante empreendimento econômico na época. No brasão da cidade de Petrópolis foi inserida uma linha férrea, homenageando os trilhos que impulsionaram o desenvolvimento social, econômico e turístico da Cidade Imperial.
A estação ferroviária do bairro Nogueira, onde era uma fazenda, foi inaugurada em 1908, ficando entre Itaipava e Cascatinha.
Instalada na linha da Leopoldina Railway, antiga Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, a estação era utilizada para o transporte de passageiros que moravam no interior e para o transporte de cargas como café, legumes, gado, verduras, entre outros. Operavam nela agentes, auxiliares, cabineiros, guarda-chaves, além de diversos trabalhadores.
Quando o trem ainda não passava por Juiz de Fora, Petrópolis era rota para que Minas Gerais enviasse sua produção de café para o Rio de Janeiro, que exportava os produtos. A última viagem aconteceu em maio de 1964.
Serviço:
Evento: Mostra de Trabalhos Ferroviários com materiais recicláveis
Local: Centro Cultural Estação Nogueira – Av. Leopoldina 317 – Nogueira, Petrópolis
Data: 16 a 30 de novembro de 2023
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.
Entrada: Gratuita