Policiais Militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram uma ação para reprimir a extração ilegal de minério em Laje de Muriaé, no Noroeste do estado do Rio.
De acordo com o comando da unidade, a ação foi desencadeada na quinta-feira (23) após denúncia sobre a presença de uma balsa que estaria realizando a extração ilegal de minério no bairro Botafogo.
De imediato, os agentes da 3° Unidade de Polícia Ambiental subordinada ao Comando de Polícia Ambiental e técnicos do INEA foram ao local da ocorrência onde constataram a ação de três homens que estavam no interior de uma balsa.
Ao serem questionados pelos policiais, os suspeitos confessaram que a embarcação pertencia a um morador da cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, e que não tinham qualquer licença ou autorização dos órgãos do meio ambiente que autorizassem a atividade de extração do minério.
Segundo a polícia, com eles foram apreendidos diversos materiais utilizados na extração de ouro, entre esses, cinco carpetes, três roupas de mergulho, um cinto de chumbo, uma bateria, uma cuia, um respirador, quinze metros de mangueira, além de um óculos de mergulho.
Os suspeitos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde os três permaneceram presos e aguardam a audiência de custódia.