Cinco estações do Metrô Rio foram fechadas depois de um acesso indevido na estação Botafogo, na Zona Sul do Rio, na noite desta terça-feira (28).
Uma pessoa acessou os trilhos, no sentido Central do Brasil, às 18h. As estações fechadas foram Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo e Cardeal Arcoverde, em seguida.
Todas as estações foram reabertas às 19h40, e os intervalos começaram a ser normalizados.
Durante a interrupção, passageiros que já tinham embarcado tiveram que sair da estação. Algumas estações ficaram lotadas.
Passageiros relatam que os trens que já estavam próximos da estação ficaram retidos na linha com o ar-condicionado desligado. Algumas pessoas teriam começado a passar mal de calor, e os vidros de uma composição foram quebrados. Eles passaram cerca de 1 hora nessa situação, conforme relatos.
“Olha como está isso aqui, o pessoal quebrou a janela porque iam matar a gente aqui dentro. E o condutor dizendo para ter calma que ia voltar, e ninguém abrindo. Uma vergonha isso”, conta um passageiro.
Uma senhora começou a passar mal e foi amparada por passageiros, que a direcionaram para perto da janela.
Clientes reclamam da falta de informações para as pessoas que estavam nos vagões.
Em nota, a concessionária explicou que houve corte de energia no sistema, por conta do acesso indevido, o que impediu a chegada do trem à estação. De acordo com o Metrô Rio, a ventilação mecânica foi acionada dentro da composição.
Equipes atuaram no local para que o trem fosse evacuado com segurança.