O Instituto Pela Vida – Doando Esperança comemora neste mês de abril oito anos de fundação. Para marcar a data, está realizando nesta terça-feira (16), mais uma campanha de doação de sangue em São João da Barra, no Norte Fluminense. A ação é uma parceria entre o Instituto Pela Vida, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro Regional do Norte e Noroeste Fluminense, com sede em Campos dos Goytacazes.
A captação acontece no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, ao lado da Prefeitura, no Centro da cidade, na unidade móvel do Hemocentro Regional. O cadastro de doadores é realizado entre 8h e 15h e os interessados devem apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, além de diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto, temporariamente não podem doar.
Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg e boas condições de saúde, além de estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.
O Hemocentro Regional, responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais de todo o Norte e Noroeste Fluminense, precisa de uma média diária de 70 captações, mas normalmente tem ficado abaixo disso, motivando reforço nas campanhas de doação.