Macaé recebeu na última segunda-feira (18) uma sessão solene da Câmara Municipal em celebração aos 50 anos da descoberta de petróleo pela Petrobras na Bacia de Campos. A sessão contou com a presença de diversas autoridades, desde representantes do poder executivo municipal, a vereadores e executivos da companhia.
A sessão também teve como um dos objetivos enaltecer e destacar as conquistas acumuladas nas últimas cinco décadas de atuação na região que é responsável por mais de 80% da produção de óleo e gás do Brasil.
A Prefeitura de Macaé esteve representada na sessão pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, que destacou a parceria entre a Petrobras e o poder público. Rodrigo citou também os esforços do governo municipal em trazer um novo olhar para o desenvolvimento econômico, investindo na desburocratização dos processos, atraindo assim mais investimentos e favorecendo o ambiente de negócios na cidade.
“Toda essa infraestrutura e experiência que a cidade tem ao longo desses 50 anos da Bacia de Campos nos trouxe entendimento para ampliar a capilaridade e o potencial de Macaé em diversas atividades, como a produção de grãos, o turismo, bem como as energias renováveis”, afirmou, destacando a importância do fortalecimento do ambiente de negócios que se reverte em investimentos em políticas públicas que se traduzam em melhoria na qualidade de vida para a população.
Já o vereador Luciano Diniz destacou a importância dos royalties que retornaram em investimentos para a cidade. O parlamentar citou como exemplo as nove áreas que estão passando por obras de urbanização e recebendo serviços como drenagem, redes de água, esgoto, calçamento, entre outras intervenções.
Também participaram da sessão o gerente do Ativo de Processamento de Cabiúnas, Alisson Cardoso, a gerente geral de Descomissionamento dos Sistemas Submarinos, Mariana Colasso e o gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC), Alex Murteira Celem. Este último inclusive relembrou sua trajetória e falou com orgulho de como Macaé e Petrobras cresceram nos últimos 50 anos.
“Uma honra, como macaense que sou, estar aqui representando a Petrobras nessa comemoração tão significativa. Ao longo dessas cinco décadas, a Bacia de Campos não se tornou apenas o berço da exploração e produção em águas profundas no Brasil, mas sim símbolo de trabalho árduo e inovação que foram fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e do setor”, apontou Alex.
A Bacia de Campos teve seu início marcado em novembro de 1974 com o anúncio do primeiro campo com volume comercial, o de Garoupa. A área representa a maior reserva de petróleo do Brasil e uma das principais bacias offshore de óleo e gás do mundo, sendo responsável por mais de 80% da produção nacional de óleo e gás.