A Câmara Municipal de Macaé, no Norte Fluminense, realizou uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado na última segunda-feira (07). Na ocasião, os servidores do Legislativo realizaram exames de glicemia, aferiram a pressão arterial e calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC). As ações tiveram como objetivo reforçar as necessidades dos cuidados com a saúde.
Os trabalhadores da Casa também ganharam exames de ultrassonografia de abdômen total, rins e vias urinárias. Já as mulheres receberam também o exame preventivo anual para prevenção de câncer de colo de útero.
“A ideia é acompanhar a saúde de cada servidor e, a partir dos resultados dos exames, orientar os cuidados necessários para uma vida-longa e saudável”, informou a enfermeira e idealizadora do evento, Ana Carolina Badini.
A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Câmara, o vereador Alan Mansur (Cidadania). Ele também garantiu que outras ações como essa serão realizadas com iniciativas voltadas para os servidores.
“Vocês desempenham um papel muito importante nesta Casa”, declarou durante a abertura.
Ele também agradeceu a parceria com o Executivo que viabilizou a realização dos exames, com a seção do Ônibus Rosa e toda a sua estrutura. E mencionou ainda a Casa do Servidor, responsável pelas palestras ministradas à tarde.
O diretor-geral da Câmara, Gabriel Peçanha, classificou o momento como uma reaproximação do servidor.
“Participem e incentivem os colegas a participarem. É uma oportunidade de cuidarmos da nossa saúde, de estarmos mais unidos e fazermos um trabalho ainda melhor”.
O secretário municipal de Recursos Humanos, Aristófanes Quirino, destacou a importância dos cuidados com a saúde mental – e não apenas com a saúde física.
“Sempre que promovemos a saúde e o bem-estar físico e mental, todo o ambiente de trabalho ganha, as relações interpessoais melhoram e o trabalho flui com mais envolvimento e colaboração entre as partes”, disse.