Um elefante marinho do Sul, que descansava na Praia Roberto Marinho, no bairro Jaconé, em Maricá, na Região Metropolitana, decidiu seguir viagem, mas em vez de seguir a rota do mar, o animal entrou para o canal de Ponta Negra.
O mamífero foi seguindo a corrente e parou na lagoa de Guarapina, também no distrito de Ponta Negra. Equipes da secretaria de Pesca e de Defesa Civil localizaram o animal durante a noite de quinta-feira (24) e retornaram para o monitoramento durante a manhã desta sexta-feira (25).
O animal é jovem, macho, que mede cerca de três metros e meio. A estimativa dos veterinários do programa Econservation, de monitoramento de praias, é de que o elefante marinho pese entre quatro e cinco toneladas.
“Trata-se de um animal saudável que está explorando a área de forma natural. Assim como entrou na lagoa, ele também pode sair por conta própria. Não há nenhum risco imediato para sua permanência no local, até o momento”, comentou a bióloga do programa Econservationm, Suellem Santana.
No início desta tarde, equipes de barco acompanharam e induziram o animal a voltar para o canal e, assim, seguir para o mar.