A violência contra a mulher é um tema levado muito a sério em Quissamã, no Norte Fluminense. Tanto que o município está promovendo um curso de capacitação da Patrulha Maria da Penha com o objetivo de atualizar seus agentes de forma a garantir ainda mais segurança a esse público. O projeto está sendo realizado em parceria com a Guarda Municipal de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
O curso foi realizado entre os dias 17 e 18 deste mês no Teatro Municipal de São Gonçalo. Ele foi conduzido pela Echo Humanos – Palestras e Treinamentos sobre Violência Doméstica e Familiar. De acordo com o poder público, o curso visa aprimorar o atendimento prestado pelas forças de segurança às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vítor Arquejada, destacou a relevância da iniciativa.
“Capacitar nossos agentes é garantir uma atuação mais qualificada, sensível e eficaz no enfrentamento à violência doméstica. Estamos empenhados em fortalecer a Patrulha Maria da Penha em Quissamã, com base em práticas atualizadas e alinhadas às diretrizes nacionais de proteção à mulher.”
O comandante da Guarda Civil Municipal, Vitor Lopes, também ressaltou o papel da corporação nesse trabalho.
“A presença da Guarda Municipal no combate à violência doméstica vai além da fiscalização. É também acolhimento, escuta e ação preventiva. Esse curso é fundamental para que nossos agentes estejam cada vez mais preparados para lidar com essas ocorrências com responsabilidade e empatia.”