A cidade de Macaé, no Norte Fluminense, segue acumulando conquistas e avanços que vão muito além da economia. Nesta semana, o município recebeu o primeiro transplante de sua história. O feito foi alcançado pela equipe da Unimed Costa do Sol, que não só mudou a vida de uma paciente como também representa um grande marco para a cidade e a região como um todo.
A conquista se tornou pública durante uma coletiva de imprensa realizada no Hospital da Unimed na tarde desta quarta-feira (24).
Para realizar o transplante, foi necessário toda uma estrutura no município, além de muito planejamento e um processo que levou cerca de dois anos até que o Hospital da Unimed estivesse pronto para receber o procedimento.
A equipe médica que realizou o transplante de um rim, foi composta pelo Dr. Márcio Ximenes (nefrologista), Dr. Joel Tavares Passos (intensivista) e o chefe da equipe, Dr. Tiago (cirurgião).
“Nós começamos esse credenciamento em pouco mais de 2 anos. Para esse tipo de transplante o hospital precisa ser credenciado no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde fez essa intermediação entre o hospital e o Governo Federal. Além disso, o hospital também precisa provar ao Ministério da Saúde que tem condições de realizar essa cirurgia de alta complexidade”, explicou o Dr. Tiago sobre parte do processo que antecedeu ao transplante.
Em um depoimento emocionante, a paciente relatou sofrer com problemas renais desde os 25 anos de idade. Felizmente ela agora vive uma nova realidade. O Dr. Tiago falou sobre esse processo vivido por ela.
“A paciente teve alta. A jornada do paciente renal crônico é muito difícil. Ele passa de um estado funcional normal para ser dependente de uma máquina de hemodiálise quatro horas por dia e três vezes na semana. Então o transplante é um tratamento definitivo para esse paciente. Marca um recomeço de vida. Ela deixa de ter restrições alimentares e pode voltar a ter vida social ativa, sem ficar dependente da máquina. Vai poder viajar, voltar a trabalhar se quiser. Ela seguirá sendo acompanhada, mas hoje apresenta uma qualidade de vida muito melhor que antes”, disse.
Responsável técnico pelo Hospital da Unimed, Dr. Augusto César comemorou a conquista e fez questão de parabenizar toda a equipe médica.
“É um grande evento. Primeiramente agradecer a toda equipe multidisciplinar do hospital que vem prestando um atendimento de excelência. Hoje somos um hospital creditado e que busca a excelência. Estamos atrás de fazer com que esses procedimentos de alta complexidade sejam possíveis de serem realizados aqui no hospital e na região. Então ficamos muito felizes nesse momento, principalmente por ser também no setembro verde que é o mês do doador de órgãos. É um evento que só traz satisfação para toda a equipe e a gente saber que pode realmente melhorar a vida desse paciente transplantado”, afirmou Augusto César.
Dr. Augusto aproveitou também a oportunidade para reforçar a importância de conscientizar a população em geral sobre a doação de órgãos.
“Temos casos de pessoas que vivem uma vida restrita, dentro do hospital e que hoje podem estar participando de todas as atividades que gostariam de participar graças a doação. Isso realmente nos engrandece em poder trazer de volta a pessoa a normalidade de sua vida. Destacar mais uma vez a importância de ser um doador. Precisamos fazer com que as pessoas se conscientizem da necessidade de se tornar um doador de órgãos”, encerrou.