Em meio a toda a repercussão sobre os casos com metanol, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, decidiu emitir um alerta a população sobre os cuidados necessários ao consumir bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas. A orientação é que os consumidores priorizem a verificação de procedência, checando a integridade das embalagens (lacres e tampas), evitando assim o consumo de produtos de origem duvidosa.
“Primeiramente, é fundamental adotar algumas precauções para garantir a segurança e a saúde, como verificar se os estabelecimentos possuem licença sanitária válida. Em segundo lugar, solicite a apresentação da nota fiscal das bebidas, pois é um direito do consumidor. Verifique também os rótulos e, se possível, o lacre das embalagens para confirmar a autenticidade dos produtos, e não consuma bebidas muito baratas, que podem ser suspeitas”, aconselhou a diretora do órgão, Vera Cardoso de Melo.
A vigilância emitiu também outra recomendação importante, que é a de evitar doses, principalmente em locais desconhecidos como quiosques ou ambulantes. Isso porque esses produtos podem estar adulterados ou sendo comercializados fora da validade.
“Evite o consumo de doses, pois a procedência das bebidas em garrafas abertas nem sempre é garantida. Opte por comprar embalagens menores, que oferecem maior segurança. Ao consumir caipirinhas, escolha locais confiáveis, que sigam as normas sanitárias, apresentem nota fiscal e mantenham um ambiente limpo e higienizado. Evite, também, adquirir bebidas em quiosques de praia e com ambulantes, pois a origem dos produtos pode ser incerta”, reiterou.
É importante também que o consumidor esteja atento à validade dos produtos, especialmente às latas de cerveja.
“A lata de cerveja é considerada o recipiente mais seguro hoje por ser inviolável, mas, ainda assim, verifique o fundo da latinha”, concluiu.