O Hospital Irmandade São João Batista, que comemorou 150 anos de serviços prestados à população macaense no último dia 22 de maio, volta a celebrar, nesta quarta-feira, feriado do Dia da Independência, 7 de setembro, o Abraço à Irmandade, evento simbólico que marca o abraço à importante instituição de saúde da cidade.
Apesar de não ser a data de fundação do hospital, que é no dia 22 de maio de 1872, o 7 de setembro guarda uma coincidência curiosa na história da instituição, descoberta em 2015 por pesquisadores do Solar dos Mellos – Museu da História de Macaé, como lembra o Dr. Sávio Mussi.
De acordo com o médico oncologista e diretor administrativo do hospital, foi em um 7 de setembro de 1867, por tanto, 5 anos antes da fundação, que a ideia da então Casa de Caridade, recebeu apoio da elite macaense da época para a construção do 1º hospital da cidade, que seria dedicado a obras de caridade, objetivo mantido 155 anos depois.
O Dr. Sávio Mussi lembra que o Abraço à Irmandade, criado em 2013, surge também com apoio de empresários e comerciantes da cidade, em um 7 de setembro, devido às comodidades do feriado, como forma de prestar apoio à Irmandade em uma época em que a instituição passava por problemas econômicos, chegando até mesmo a estar ameaçada de insolvência.
Desde então, o evento vinha sendo realizado de forma presencial, entre 2013 e 2019, atraindo a atenção da população macaense, que se reúne ao redor do hospital para prestar homenagens e reforçar a importância da Irmandade São João Batista na cidade.
Depois de 2 anos sem a realização presencial do evento, em 2020 e 2021, devido às medidas restritivas em razão da pandemia do coronavírus, a população e os profissionais do hospital poderão se reunir novamente para o abraço simbólico à instituição nesta quarta-feira, a partir das 10 h.
Com 150 leitos, 422 funcionários e 74 médicos de todas as especialidades, além de modernas instalações no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e no Centro Cirúrgico, o hospital tem sido pioneiro no atendimento de saúde na cidade e na região, realizando em média 500 cirurgias mensais.
“Estamos celebrando um marco muito especial, nosso aniversário de 155 anos. E você não pode ficar de fora dessa festa! Na próxima quarta-feira (7) a partir das 10 h, faremos um evento com atrações para toda a família! Será uma forma de darmos um abraço simbólico, em substituição aos abraços virtuais que tivemos nos últimos tempos. Venha participar conosco. São 155 anos de história, sempre ao lado da população macaense! Depois de 2 anos sem nos reunirmos, este ano finalmente teremos a oportunidade de estarmos juntos, para celebrar os 155 anos do Hospital Irmandade São João Batista de Macaé. E você, já está se preparando para participar com a gente? Anote na agenda, dia 7, a partir das 10h, teremos o tradicional evento Abraço à Irmandade”, convida a Irmandade São João Batista, em sua página no Facebook.