Com a previsão de aumento do fluxo de veículos nas estradas neste fim de ano, uma campanha em Macaé, no Norte Fluminense, busca sensibilizar a população sobre o problema dos acidentes de trânsito expondo veículos acidentados em três pontos da cidade.
Os carros acidentados também estão acompanhados de outdoors que contam histórias impactantes, de sofrimento das vítimas e familiares.
Os veículos e suas histórias estão expostos nos seguintes pontos:
- Próximo à cabine da PM, no bairro Cavaleiros;
- No Trevo das Bandeiras, bairro Botafogo;
- e na descida da ponte Ivan Mundim, bairro Barra de Macaé, sentido Lagomar.
Com a iniciativa, a Secretaria de Mobilidade Urbana espera provocar uma mudança de comportamento, despertando a maior atenção para o próximo e para o trânsito seguro.
“Vivemos tempos difíceis que têm abalado o estado emocional das pessoas. E o trânsito influencia diretamente na vida delas. Tornar o trânsito mais seguro, mais gentil e empático é a nossa missão. O governo nos dá o exemplo. Não mediremos esforços para atingir o nosso objetivo, que é a nossa cidade como modelo de educação para o trânsito”, disse o Coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Aracati.
A Secretaria explica que os acidentes com vítimas fatais e com sequelas graves e permanentes estão muitas vezes relacionados ao descumprimento de regras do trânsito, como o não uso do cinto de segurança ou de capacete para motociclistas, embriaguez ao volante, direção na contramão e em alta velocidade, além do uso de celular pelo motorista enquanto dirige.