O Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai receber nesta quinta-feira (27), às 20h, um concerto especial pelo aniversário de 40 anos da Dellarte.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, regida por Daniel Guedes, apresentará peças muito queridas pelo público:
- abertura da ópera Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Wagner
- concerto para violoncelo de Dvořák, com Miguel Braga
- concerto para violino de Tchaikovsky, com Guido Sant’Anna
Os ingressos custam de R$ 10 a 40 e podem ser adquiridos pela internet.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa foi criada em 2005, através de um projeto que leva aulas de música clássica e erudita a escolas públicas. A ideia é oferecer uma formação qualificada ao aluno, dando a ele a oportunidade de seguir uma carreira profissional na música. Até hoje, mais de 22 mil jovens já foram atendidos por esta iniciativa.
Sobre a Dellarte
Há 40 anos, a Dellarte realiza festivais de arte e cultura, promove projetos para a descoberta de novos talentos, forma plateias e dá apoio a iniciativas socioeducativas.
Foi fundado por Myrian Dauelsberg, pianista e musicóloga respeitada que desempenhou funções de grande envergadura no cenário artístico e cultural brasileiro.
A Dellarte foi responsável por trazer grandes nomes da música clássica internacional ao Brasil, como os tenores Luciano Pavarotti, em 1991, Jose Carreras, em 1993 e Placido Domingo, em 1995.
Também organizou apresentações das icônicas companhias do Kirov, em 1996, e Bolshoi, em 1999, colocado no itinerário do grande balé.
Programa do concerto
- Richard Wagner (1813-1883)
Os Mestres Cantores de Nuremberg – Abertura da Ópera
- Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Concerto para violino em ré maior, Op. 35
- Antonín Dvořák (1841-1904)
Concerto para violoncelo em si menor, Op. 104, B. 191