Agentes da Polícia Civil da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial do Rio de Janeiro (DRCPIM) e da Divisão Especializada de Investigações Criminais de Araçatuba (SP) cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Cabo Frio, Itaperuna e Laje de Muriaé, nesta terça-feira (29), durante operação contra distribuição ilegal de sinal de TV por assinatura via internet.
A ação mira integrantes de uma associação criminosa que opera sites de transmissões ilegais e aplicativos de streaming, conhecido como IPTV, que transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma clandestina. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara de Penápolis (São Paulo).
Foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos, tais como celulares, notebooks, tablets, computadores, além de documentos diversos, a fim de auxiliar na continuidade das investigações. Também foram apreendidos cerca de R$ 20 mil em espécie.
Na residência de um dos alvos, também foi apreendido um veículo de luxo, segundo a polícia, “possivelmente adquirido com dinheiro obtido pela prática criminosa, uma vez que esse tipo de crime é altamente lucrativo”.
Os investigados foram conduzidos à DRCPIM, onde prestarão esclarecimentos sobre a prática criminosa. O principal crime apurado é o de violação de direito autoral.
“Com as apreensões realizadas, as investigações prosseguirão para identificar outros possíveis integrantes do grupo, bem como esclarecer detalhes técnicos que permitem a transmissão desses sinais clandestinos. Também será iniciada uma investigação para apurar um possível crime de lavagem de dinheiro”, revelou a polícia.