O Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), na Região Serrana, suspendeu os atendimentos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na última quinta-feira (07), após a Justiça revogar a liminar que mantinha o funcionamento do SUS na unidade.
Segundo a direção do hospital, existem dívidas que ainda não foram pagas pelo Governo Municipal, prejudicando a continuidade dos atendimentos ambulatoriais, exames e consultas que seguiram suspensos até terça-feira (12).
O município de Teresópolis não tem um hospital municipal. O atendimento aos pacientes SUS é feito em três unidades particulares conveniadas ao Sistema Único de Saúde. Um dos principais é o HCT.
A Prefeitura de Teresópolis, na última semana, disse que foi pago o valor de aproximadamente R$ 18 milhões, por ordem judicial, e que o governo municipal entraria com o pedido de reconsideração no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para negociar a dívida pendente e retomar o atendimento pelo SUS na unidade.
Na manhã desta terça-feira (12), o governo municipal informou que está entrando em contato com as pessoas que têm consulta marcada e agendando para uma nova data. A expectativa é que o atendimento pelo SUS, parcialmente suspenso pelo HCT, volte a qualquer momento.