Um vídeo publicado na tarde de terça-feira (29), pela conta da Roda Cultural de Macaé (RCM) no Instagram, vem ganhando destaque nas redes com a proposta para a construção de um espaço cultural em uma área próxima à nova Ponte da Barra de Macaé.
Gravado pelos artistas macaenses, Fernando Kep e Geovane Mouzer, o DJ Rataria, o vídeo defendendo a criação de um espaço cultural no local vem em resposta a um vídeo do prefeito Welberth (CIDADANIA), publicado na última sexta-feira (24), pedindo sugestões sobre a utilização do espaço.
“Nós temos aí esse espaço que sobrou, um espaço até grande, e algumas pessoas falaram, ‘prefeito, faz ali um estacionamento, para melhorar a questão das vagas de estacionamento no Centro’; ‘prefeito, faz ali uma área cultural para poder botar batalha de rap’; ‘prefeito, faz uma pista de skate’; ‘prefeito, faz uma quadra para a gente poder jogar basquete ali’. E aí, eu queria dividir com vocês, o que você acha que pode ser feito aqui nesse espaço? Diz aí qual sua opinião”, diz o prefeito no vídeo.
Nos comentários, a proposta pela criação de um espaço cultural no local vem sendo amplamente defendida, não apenas pelos dois artistas, e pela RCM, mas também por figuras importantes como a cantora Kynnie, e até o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
“Prefeito, com certeza um espaço cultural seria de muita valia. Macaé vem crescendo como um polo incrível de novos talentos e com certeza a Roda Cultural de Macaé ajudou muito isso a acontecer. Acredito que sejam mais do que merecedores de um espaço também”, escreveu Kynnie nos comentários.
“Estou fazendo um levantamento dos pedidos, minha amiga. Esse pedido do espaço cultural está bem grande”, respondeu Welberth, na publicação.
No vídeo-resposta, publicado pela RCM na terça-feira, Fernando Kep e Geovane Mouzer reforçam a proposta por um espaço cultural, lembrando as dificuldades enfrentadas pelos artistas e agentes culturais do movimento hip hop.
“Visão, visão, pegamos a visão, família. Concordamos, porque a gente, de fato, acha que, na cidade de Macaé, há poucos equipamentos culturais disponíveis para os agentes culturais promoverem a sua arte, a sua cultura, e nós do movimento do hip hop, movimento que está sempre passando por diversas praças, passando por diversos problemas também porque a gente acessa espaços que não são preparados para eventos culturais, a gente tem que se virar, então seria muito importante para nós, enquanto agentes culturais e outros agentes da cidade também, ter um espaço como esse, aberto, democrático, próximo ao Centro, próximo a ponto de ônibus, para que a gente possa realizar nossas manifestações, então está aqui o nosso vídeo, reforçando essa ideia de que esse espaço aqui seria muito importante para nós, enquanto agentes culturais, e para a cultura da cidade ser cada vez mais pulsante. Já é, família? ”, diz Fernando Kep, no vídeo.
Assim como na publicação de Welberth, novamente a proposta vem ganhando apoiadores, como a vereadora Iza Vicente (REDE), o ex-vereador Marcel Silvano (PT), a própria Kynnie, a diretora da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), Cláudia Byspo, além de outros artistas locais e de fora da cidade, como o guitarrista e produtor musical carioca, Marcus Kenyatta, com apresentações nacionais e internacionais.