A Prefeitura de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, realizou nessa semana, a limpeza de um dos dois reservatórios para escoamento de águas em caso de chuvas torrenciais no município, que ficaram sem manutenção, abandonados, pelos últimos seis anos.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (01), pelo prefeito Carlos Augusto (PL), que esteve, pessoalmente, acompanhando a ação da prefeitura para a limpeza do reservatório da Rua Pacífico Jardim, na Cidade Beira Mar.
“No ano de 2008, concretizamos, na minha gestão, o maior projeto de saneamento que já aconteceu em Rio das Ostras. Foram mais de 50 quilômetros (km) de asfalto, calçadas, rede de drenagem. Construímos também dois grandes reservatórios para acumulação de água para prevenir as chuvas mais torrenciais. Esse reservatório aqui, da Rua Pacífico Jardim, não houve manutenção nos últimos seis anos, causando danos e, com certeza, muitos constrangimentos para moradores, principalmente aqui, vizinhos”, contou Carlos Augusto.
Segundo o prefeito, as ações tiveram ajuda do governo estadual, através do governador Cláudio Castro (PL), e do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi (SOLIDARIEDADE), que enviaram ao município um maquinário para a realização da limpeza dos reservatórios.
Durante a visita ao equipamento, o gestor mostrou ainda o tamanho do descaso da gestão anterior, que permitiu que, das cinco bombas instaladas no local em 2008, apenas uma se mantivesse em funcionamento.
“Aproveitando a visita, é muito importante mostrar para todos vocês. Desativada. Desativada. Desativadas. Quando foi construído esse reservatório, nós deixamos cinco bombas funcionando. E agora, quando retornamos, só tem uma bomba em funcionamento”, mostrou Carlos Augusto, em vídeo publicado nas suas redes sociais, nessa terça-feira.
Além disso, o prefeito afirmou que a gestão já trabalha em ações de manutenção preventiva da única bomba restante no reservatório da Rua Pacífico Jardim, além de estudos para a compra de mais dez bombas novas, que serão instaladas nos dois reservatórios, sendo cinco para cada um.
“Já determinei que sejam compradas cinco bombas para a [Rua] Pacífico Jardim, e para a Rua Goiás. E o projeto todo construído foi de que as cinco bombas têm que estar funcionando para escoar a água dos reservatórios e, dessa maneira, fazer com que os danos causados pelas enchentes sejam minimizados. É dessa maneira que vamos trabalhar. Fazendo a manutenção, fazendo a compra de equipamentos, e ampliando obras e projetos para que a nossa Rio das Ostras volte a estar entre as primeiras em qualidade de vida também no saneamento”, completou Carlos Augusto.