Uma forte chuva atingiu a capital fluminense e bairros da Região Metropolitana na manhã desta quarta-feira (13). Segundo o Climatempo, ainda há alerta de alto risco de temporal para as regiões Norte, Noroeste e Serrana do estado.
Algumas ruas da capital fluminense, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Niterói, ficaram alagadas e com bolsões d’água por conta da chuva.
Devido aos ventos fortes, houve registro de falta de luz em vários bairros da capital e da região metropolitana. Até às 12h, havia relato de problemas de abastecimentos nos bairros de Del Castilho e Maracanã, na Zona Norte, e em Niterói e São Gonçalo.
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) informou que as aulas nos campi Maracanã e São Gonçalo chegaram a ser suspensas no turno da manhã por conta da falta de energia. No início da tarde, a universidade disse que a energia tinha sido restabelecida e as aulas retomadas nos períodos da tarde e noite.
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, há unidades de saúde sem energia e funcionando emergencialmente apenas com gerador. A Secretaria de Educação do município informou que, pelo menos, 20 escolas estão sem energia elétrica.
Em nota, a concessionária Enel informou que as fortes rajadas de vento afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes da distribuidora em São Gonçalo e Niterói. Ainda segundo a companhia, por volta das 11h, 87% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado.
Nesta quarta-feira, a temperatura não deve ultrapassar os 24ºC.
Quinta-feira tem previsão de chuva
Na quinta-feira (14) ainda há previsão de chuva e a máxima prevista é de 25ºC. Para os próximos dias, de sexta-feira (15) a domingo (17), a temperatura pode deve subir, mas com tempo parcialmente nublado.
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes utilizou as redes sociais para fazer um apelo inusitado aos cariocas em função dos eventos do G20, que começam nesta quinta-feira.
“Precisa ter chuva? Quem é de amém, faz sua oração, quem é de amém católico, faz sua oração para Jesus, mas reza também para São Pedro para segurar. Quem é de axé faz a sua reza, quem é de namastê, faz seu namastê, quem é de shalom faz seu shalom. Pelo amor de Deus, vamos mandar abrir o tempo”, brincou Paes.
Na terça-feira (13), o Rio foi a segunda capital mais quente do país, com 37,1°C na Marambaia, Zona Oeste da cidade, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR) com 40,6°C.