Com o intuito de criar espaços próprios e contínuos de discussão sobre as pautas femininas, foi aprovado na última terça-feira (27) na Câmara Municipal de Macaé, no Norte Fluminense, um requerimento que solicita à Mesa Diretoria a criação de uma comissão permanente de defesa dos direitos da mulher. A solicitação foi um pedido da vereadora Liomar Queiróz (Agir).
De acordo com a parlamentar, a intenção é fazer uma ponte entre as mulheres e o Executivo, levando as demandas das diversas cidadãs do município ao poder público.
“Precisamos de políticas públicas e ações afirmativas, pois a pauta feminina é extensa e envolve diferentes interesses e necessidades que precisam ser ouvidas”, disse.
A iniciativa foi parabenizada pela também vereadora Leandra Lopes (PT). A parlamentar lembrou a importância da Procuradoria da Mulher, conduzida pela Dra. Mayara Rezende (Republicanos), órgão do Legislativo que também atua apoiando as cidadãs do município.
“Somos quatro mulheres parlamentares aqui hoje. Mas é fundamental garantir que esses debates permaneçam além dos nossos mandatos”, afirmou Leandra.
Liomar ainda teve aprovado outro requerimento ao Executivo. O propósito é que a prefeitura analise a possibilidade de realizar a limpeza e a manutenção de terrenos e imóveis abandonados em Macaé, com posterior cobrança dos proprietários pelo serviço. A vereadora sugere que os custos com a limpeza – pelo acúmulo de lixo, entulho ou vegetação excessiva – sejam cobrados através do IPTU do ano seguinte.