A Prefeitura de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, interditou uma área ao redor de uma árvore na Rua Almirante Heleno Nunes, no bairro da Praia de Costazul, depois que ventos fortes quebraram galhos, derrubando a fiação e interrompendo o fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o município, a ação foi realizada na manhã de terça-feira (16), pela Coordenadoria de Defesa Civil, que promoveu a poda dos galhos quebrados pelo vento, isolando a área visando a segurança dos moradores e de residências próximas.
Coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins contou que os galhos caíram em razão da mudança climática, que trouxe rajadas de vento, chegando a atingir um motociclista que passava pelo local, e que sofreu ferimentos leves, sendo encaminhado ao Hospital Municipal.
Além do acidente com o motociclista, a queda dos galhos da árvore afetou parte da fiação elétrica, causando interrupção no fornecimento de energia em algumas ruas do bairro, gerando transtornos para os moradores.
“Essa árvore é imensa e, infelizmente, não resistiu aos ventos, que têm variado de moderados a fortes. Toda a ação foi realizada com o apoio das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, da Enel, e da Guarda Municipal”, revelou Edmilson Martins.
A prefeitura ressalta que o corte de árvores na cidade só é realizado em situações inevitáveis, seguindo critérios rigorosos e dentro da legislação ambiental, visando a preservação da vegetação e do meio ambiente.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), um sistema de baixa pressão e áreas de instabilidade mantém o tempo instável na cidade e na região nos próximos dias.
“A nebulosidade deve variar de céu com poucas nuvens a nublado. Há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, a partir da tarde.
A temperatura máxima prevista é de 33°C nas regiões Sul, Capital e Metropolitana. São esperados ventos fracos a moderados, de nordeste/sudeste, com rajadas moderadas a ocasionalmente fortes nas regiões da Baixada Litorânea e Norte. A umidade relativa do ar pode chegar a 30%”, detalhou o município.










