O Restaurante Popular foi reinaugurado na terça-feira (24), no bairro Aroeira, em Macaé, no Norte Fluminense. O espaço havia sido fechado em setembro de 2020, por conta da pandemia do coronavírus. Enquanto estava fechado, o restaurante foi revitalizado.
O almoço será servido de forma gratuita aos cidadãos macaenses, com prioridade aos trabalhadores desempregados, moradores em situação de rua, pessoas em vulnerabilidade social ou em situação de insegurança alimentar e nutricional.
O Restaurante Popular é uma parceria entre o município e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, onde a Prefeitura de Macaé consegue subsidiar a totalidade do valor das refeições e será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.
Funcionamento
O Restaurante Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 11 h às 14 h, com almoços gratuitos, cardápio balanceado, suco e sobremesa.
A unidade conta com amplo refeitório, cozinha industrial com área de higienização separada do preparo dos alimentos, sanitário com acessibilidade para deficientes físicos, entre outras dependências. São 30 funcionários trabalhando por dia, entre copeiros, cozinheiros e nutricionistas, no preparo do cardápio e atendimento ao público. A área total do espaço é de 1.055 metros quadrados.
O cardápio será exposto diariamente na frente da unidade, e no interior, às 7 h.
Para ser atendido no restaurante é necessário ter uma senha, que será distribuída todos os dias cinco minutos antes da abertura para o almoço, em área coberta, na entrada do restaurante.