A Secretaria de Educação em Macaé (RJ) criou um núcleo interno – com representantes das superintendências de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Médio, além de Integrada – que vai contar com diferentes atividades, segundo informações do site G1.
O setor que lida com as questões antirracistas já desenvolve uma série de atividades denominadas Narrativas Negras. Com o núcleo, estarão em pauta roda de conversa nas escolas com alunos, formação de conselhos escolares, introdução à temática das questões étnico-raciais na reelaboração dos projetos políticos-pedagógicos nas unidades escolares, formação para profissionais com a ideia de constituir a rede de Cultura Afro (núcleo externo).
O núcleo faz parte do Programa de História Cultura Afro-Brasileira e Indígena da Educação e também tem o objetivo de fazer a implementação e aplicabilidade das leis 10639/03 e 11645/08, que obrigam o Estudo da História Africana, Afro-Brasileira e Indígenas.
Para o projeto é importante, como afirma especialistas, a articulação de cada professor ou escola com os agentes de cultura da região, para fortalecer o trabalho que já realizam. Além disso, as características únicas de cada unidade escolar precisam ser consideradas para o desenvolvimento das ações.