Dois homens foram resgatados depois de ficarem ilhados por algumas horas no mar de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos, na noite de domingo (28) após as condições do tempo mudarem.
De acordo com a Defesa Civil, ventos de até 70 km/h atingiram a cidade entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (29).
Os rapazes são surfistas e entraram no mar com um caiaque para pescar, segundo informações do site G1.
Um dos surfistas, Valentin Neves, publicou um relato nas redes sociais contando que ele e um amigo entraram no mar por volta das 17 h, mas foram surpreendidos pelo vendaval que atingiu a região.
“Eu já tinha visto a previsão, tinha um vento forte pra entrar 1 h da manhã, mas acabou que o vento entrou cinco horas antes do previsto e me pegou no meio do mar, sem possibilidade de voltar pra areia”, disse Valentin em um dos vídeos.
O jeito, segundo o surfista, foi ancorar o caiaque em uma área em que ele não se afastasse e voltar nadando para uma região de pedras até que o socorro chegasse.
Eles foram resgatados por agentes do Corpo de Bombeiros e da Salvamar após pescadores avisarem aos órgãos que haviam pessoas sinalizando com lanternas, como forma de pedir ajuda.
O Diretor Adjunto de Proteção de Áreas Marítimas, André Luiz, disse que o resgate foi difícil, já que o vento era muito forte e o mar estava muito revolto.
A orientação é para que pescadores, surfistas e banhistas sempre vejam a previsão do tempo antes de entrar no mar.