Os 90 anos de Ziraldo será celebrado com a Peça “Bonequinha de Pano”, que vai ser apresentada em São José do Vale do Rio Preto, nos dias 22 e 23 de novembro, e no Rio de Janeiro, no dia 24 de novembro, sempre em dois horários. A peça também será transmitida pelo canal YouTube nas apresentações do dia 24, no Rio. A entrada é gratuita com classificação livre.
“Bonequinha de Pano” foi a primeira e única peça de teatro para crianças escrita pelo mineiro, nascido em Caratinga, em 24 de outubro de 1932. Ziraldo, que nasceu em 24 de outubro de 1932 é um premiado escritor, cartunista, caricaturista e jornalista. Sua obra mais famosa é o livro “O Menino Maluquinho”, adaptado para TV e cinema.
Ele publicou ainda a Revista Turma do Pererê, entre outras muitas criações. Recebeu os prêmios Nobel Internacional do Humor, Prêmio Merghantealler, Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, Prêmio Hans Christian Andersen, Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico, e o agraciamento da Ordem do Mérito Cultural.
“Bonequinha de Pano”
O espetáculo teatral tem 20 anos de sucesso e mais de 300 mil espectadores. É vencedor do Prêmio Mara Clara Machado, como Melhor Espetáculo, Melhor Texto e Melhor Trilha Sonora.
“Você vai rir e se emocionar com a espevitada ‘Pitucha’ que percorreu todos os estados brasileiros e esteve até no Japão”.
A organização explica que as apresentações da peça fazem parte da Retomada Cultural 2, incentivada pelo edital e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pós o período de pandemia.
O projeto tem apoio da Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto e da Arena Chacrinha. Mais informações estão disponíveis no Instagram do evento.
Sinopse
Há muitos anos abandonada num sótão, a boneca Pitucha desperta para contar a sua história e a da sua dona Leninha. Como ela nasceu, feita pela avó de Leninha. As aventuras da infância. As alegrias e os problemas compartilhados. No segundo ato, a boneca assume o papel de brinquedo, e a menina, já adulta, entra em cena. O emocionado reencontro marca o final do espetáculo, com a revelação do que acontecia naquele dia, lá embaixo na casa.
Ficha Técnica
- Texto: Ziraldo
- Direção: Carlos Arruda (Puruca)
- Atriz: Zezé Fassina
- Músicas: Vital Lima e Jamil Damous
- Direção Musical: Vital Lima
- Cenário e Figurinos: Alberto Camarero
- Iluminação: Renato Machado
- Direção de Corpo: Marília Baiana
- Preparação Vocal: Iara Bittante
- Programação Visual: Ruth Marina Lima
- Produção: Bete Nogueira
O espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube no dia 24/11.
Serviço
Em São José do Vale do Rio Preto
Dias: 22 e 23 de novembro de 2022
Hora: 9h e 14:30h
End.: Rua Adelino Peixoto Faria, 15 – São José do Vale do Rio Preto
Rio de Janeiro (transmitida também pela internet)
Dia: 24 de novembro de 2022
Hora: 10:30h e 14:00h
Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha
End.: Rua Sd Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba – Rio de Janeiro
Indicação: Livre
Entrada: Gratuita