A Festa Afro Ubuntu que vai até este domingo (20), dia da Consciência Negra, em Petrópolis na Região Serrana, trouxe uma grande conquista para a cidade no combate à discriminação racial. A prefeitura aproveitou o evento para anunciar o serviço de Disque Antirracista, um número direto para denúncias da população.
O telefone 0800-024-1000 passa a funcionar esta semana, junto com o Núcleo de Atendimento Antirracista, que vai prestar serviço psicológico, assistencial e jurídico para a população negra, segundo informações do site G1.
“Toda vez que o país precisou do povo preto, das mulheres, dos mais pobres, eles sempre estiveram do lado certo. Essa celebração de hoje veio para ficar, com o compromisso de ser ainda maior e mais representativa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, acrescentando que a luta pela democracia também passa pelo aumento da consciência de cada um. “Cada um de nós precisa saber qual o seu papel e o que representa para a construção de Brasil melhor”.
O Núcleo de Atendimento Antirracismo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (Copir), na Avenida Koeler, no Centro da Cidade – prédio anexo a Prefeitura.
“A nossa luta antirracista tem que ser diária e constante, e ela não vai parar por aqui”, disse o presidente do Compir e coordenador de Igualdade Racial, Filipe Graciano.
A 10ª festa Afro Ubuntu é promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir) e acontece nas Praças da Liberdade e da Inconfidência, além do Centro de Cultura Raul de Leoni.
O rapper MVBill, a sambista Leci Brandão e o Baile Charme de Madureira fazem parte da programação, que também conta oficinas; concursos; premiações; Marcha do Povo do Santo; revitalização e ampliação dos painéis de Zumbi, Dandara e Tereza de Benguela; exposição; teatro e mostra de cinema.