O ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’, projeto que fará a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea, dará início às obras de infraestrutura em Vassouras, centro-sul do estado do Rio de Janeiro, na primeira quinzena de fevereiro.
Após a elaboração dos estudos, projetos e serviços preliminares, desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2022, começará a fase que vai modernizar a estrutura atual a fim de salvaguardar os bens históricos e arquitetônicos do entorno, da Praça Barão de Campo Belo e arredores, preservando a vegetação urbana e requalificando a área tombada.
A implementação da primeira etapa das obras, em parceria com a Prefeitura de Vassouras, obteve parecer técnico favorável do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão considera que o enterramento de fios e cabos possibilitará uma valorização significativa do conjunto urbanístico e paisagístico e a melhoria da mobilidade do Centro Histórico de Vassouras, liberando fachadas e vias públicas.
O projeto prevê ainda monitoramento arqueológico, pesquisa e estudo de sustentabilidade e ações de impacto para o Vale do Café, organização de seminário sobre educação patrimonial na região e ações de relacionamento com a comunidade.
“O município de Vassouras já é referência no processo de revitalização de espaços preservados por meio do desenvolvimento da educação patrimonial, da cultura e do turismo. O projeto vem somar segurança e eficiência energética, além de eliminar a poluição visual causada por postes e cabos, valorizando o patrimônio cultural”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).
“Vassouras está em um período de muitas obras em andamento no Centro Histórico com a restauração de três casarões: Barão de Vassouras, Barão do Ribeirão e o antigo Barão do Amparo, onde está sendo construído o futuro Museu Vassouras. Estamos animados com o início de mais uma obra, agora de conversão da fiação aérea para rede subterrânea que trará mais qualidade no fornecimento de energia aos equipamentos culturais, além da questão visual, deixando a Praça Barão de Campo Belo ainda mais bonita para nossos moradores e turistas” diz Severino Dias, prefeito do município de Vassouras.
O projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Vassouras e o apoio técnico da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico do município.