O porto do Rio de Janeiro vai passar por um processo de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário com o objetivo de oferecer melhores condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios de maior porte.
A PortosRio publicou um edital de licitação para contratação de uma empresa especializada para a execução das obras que possibilitarão que navios da classe New Panamax, com 366 metros, segundo informações do site G1.
Além da dragagem de aprofundamento, o objeto da licitação compreende também a elaboração dos projetos básico e executivo, o projeto de sinalização e balizamento, e demais serviços e operações imprescindíveis.
Segundo o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, a obra é fundamental para manter a competitividade dos terminais de contêiner do Porto do Rio de Janeiro.
“Por isso, é uma contratação simbólica do compromisso da gestão da empresa de elevar a nossa geração de caixa e convertê-la em investimentos que ampliam e modernizam a nossa infraestrutura, contribuindo para o crescimento econômico local e do país.”
De acordo com o superintendente de Engenharia da PortosRio, Roberto Catalão, pelo escopo do projeto, a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos. Catalão informou ainda que o preço global máximo fixado no edital é de R$ 161.367.864,97 e o critério de julgamento será pelo menor preço global.