O Projeto Moda Afrocentrada tem o objetivo de proporcionar a formação adequada para jovens negros e negras que queiram iniciar na linha de confecção étnica, baseada na ressignificação da cultura africana em convergência com o contexto social e político dos movimentos de resistência da população negra.
O curso oferece vaga para 15 alunos na primeira turma, com um contingente de 5 suplentes na lista de espera, caso haja desistência depois do resultado final. As inscrições poderão ser feitas pela internet até dia 25 de junho (Clique aqui).
Será a primeira etapa para a seleção dos jovens que formarão a primeira turma do curso.
A iniciativa é uma parceria entre a ITEP/UENF e a Subsecretaria de Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes. As aulas vão ocorrer duas vezes por semana no ateliê localizado no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro.
Para participar, entre os critérios, é preciso ter noções básicas de trabalhos manuais e/ou costura.
Quem pode se inscrever?
A inscrição poderá ser feita por pessoas negras com idade entre 18 a 40 anos, com Ensino Fundamental completo, com disponibilidade de horário nas quartas e quintas-feiras (das 13h30 às 17h30) e ter noções básicas de trabalhos manuais e/ou costura.
As aulas vão acontecer duas vezes por semana, quatro horas por dia, com carga horária de 100 horas.
Os alunos receberão uma aula de introdução a cultura afro e aprenderão sobre desenho técnico, modelagem, operação de máquina, corte, costura, além de noções de empreendimento.
“O curso vai possibilitar ao aluno, além de produzir as peças de roupas, ser capaz de precificá-las e comercializá-las”, explica Mariana Nagib, uma das organizadoras do projeto.