Uma festa de recepção de calouros do curso de enfermagem da Universidade Estácio de Sá, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, ganhou repercussão nas redes sociais pelo uso de uma ambulância do Samu que deveria estar à disposição para atender emergências da população.
Em um vídeo que circula pela internet, é possível ver o momento em que alunos do curso de enfermagem descem da ambulância vestidos com jaleco branco, algumas com bastões de fumaça colorida na mão e gritando “uh, é enfermagem”, ao som de sirene. Quando uma música no estilo funk é tocada, todos começam a dançar.
No vídeo, a ambulância está com o giroflex ligado o tempo inteiro. As imagens também mostram dois funcionários do Samu acompanhando a ação. O episódio aconteceu na noite da última segunda-feira (21).
Em um comunicado à população divulgado nesta quarta-feira (23), a prefeitura de Angra dos Reis explicou que a ambulância foi solicitada para uma simulação de salvamento, não para um evento festivo.
A Atlética do curso de enfermagem divulgou em suas redes sociais um comunicado em que diz que a recepção foi organizada em conjunto com a reitoria da Universidade Estádio de Sá e que tinha “documentação e petição para utilização por somente 15 minutos”.
A Universidade Estácio de Sá enviou a seguinte nota:
“A ambulância do Samu estava lá para uma simulação, a novos estudantes, atividade importante do ponto de vista acadêmico e pertinente para nossas atividades. Essa apresentação foi curta, de menos de 10 minutos, e a solicitação e autorização foram realizadas pelos canais oficiais, como sempre”.
Apesar da alegação dos estudantes e da faculdade, a prefeitura classificou como indevida a utilização da ambulância.
Disse ainda que a Secretaria de Saúde exonerou o coordenador do Samu do cargo e afastou das atividades o profissional que autorizou a utilização da ambulância.
Os envolvidos no caso também vão responder a um processo administrativo e terão que devolver o valor gasto com os custos de deslocamento da viatura.