A exposição fotográfica “Tradicionais – Essência e Resistência da Pesca Artesanal”, do fotógrafo documental Raphael Paz, será aberta nesta quarta-feira (23), com entrada gratuita, no Palácio das Águias, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
No espaço, o público poderá encontrar uma verdadeira homenagem aos pescadores da Lagoa de Araruama, como os que trabalham na Figueira, distrito de Arraial do Cabo.
O registro foi realizado de forma documental de forma a mostrar o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da pesca artesanal, assim como capturar a essência, cultura e a tradição da atividade.
“Comecei a fotografar durante a pandemia, registrando o trabalho dos pescadores artesanais. As imagens foram feitas em alguns lugares remotos como a antiga usina de sal Sá Pereira Bastos, a Ponta da Acaíra, o Morro do Caixão. Tudo de forma documental, com objetivo de mostrar este ofício e também a tradição que passa de pai para filho”, conta Raphael Paz.
Ao todo, serão expostas 40 fotografias em preto e branco feitas com celular. Uma das fotos, inclusive, foi selecionada para a Primeira Mostra Fluminense de Fotografia, no início do ano.
“Essa é a primeira etapa deste projeto, sendo essa a exposição de abertura. Nossa proposta também é mostrar que arte e cultura você pode fazer com o equipamento que tiver nas mãos, como um celular, por exemplo”, explica o fotógrafo.
O Palácio das Águias está localizado na Rua Érico Coelho, 72, no Centro de Cabo Frio. A visitação ocorre de quarta a sexta-feira, das 10 h às 18 h, e aos sábados, das 10 h às 16 h.