Uma ação policial no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, terminou com seis suspeitos mortos no fim da tarde desta quinta-feira (1º). Houve conflito entre policiais e criminosos e, por medida de segurança, a circulação da Linha 2 do MetrôRio chegou a ser interrompida mais de uma vez.
Além disso, o tráfego na Avenida Pastor Martin Luther King também foi fechado. Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu também no Chapadão, em Costa Barros, segundo informações do site G1.
Às 18h20, o MetrôRio interrompeu toda circulação da linha 2, devido a forte tiroteio na parte externa da estação Thomaz Coelho. Pouco depois das 19h, a concessionária informou que o serviço foi retomado e os intervalos estavam em processo de normalização.
Segundo a empresa, por conta da paralisação, os clientes estavam recebendo o “bilhete de devolução” ou o “Siga Viagem” para continuar o trajeto em outros transportes.
Por volta de 17h30, o MetrôRio já havia feito uma interrupção de 12 minutos na estação Thomaz Coelho.
A Polícia Militar informou que foi alvo de disparos nas proximidades da passarela da Av. Automóvel Clube “provenientes de criminosos envolvidos com o tráfico de drogas da comunidade do Juramento”. Durante o confronto, cinco suspeitos foram mortos. Sete fuzis e uma metralhadora foram apreendidos.
Nota da PM
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, desde as primeiras horas desta quinta-feira (1/12), equipes do 41º BPM (Irajá), com o apoio de outras unidades das Zonas Norte e Oeste da Cidade do Rio, realizaram uma operação conjunta nas Comunidades do Juramento, em Vicente de Carvalho, e do Chapadão, em Costa Barros.
No fim da tarde, quando as equipes retraíam da Comunidade do Juramento, criminosos oriundos da Comunidade do Juramentinho, que deslocavam-se para tentar ocupar a comunidade que havia sido alvo da operação, atacaram os policiais e houve confronto. Três suspeitos foram atingidos e socorridos ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde não resistiram aos ferimentos. Outros dois suspeitos também foram atingidos e não resistiram ainda na região da ação. Cinco fuzis foram apreendidos com o grupo.
Pela manutenção irrestrita da segurança dos cidadãos, foi necessário o fechamento temporário da Av. Pastor Martin Luther King Jr e a interrupção temporária da circulação na Linha II do metrô. A SEPM lamenta os transtornos causados ao cenário urbano, porém tomou as iniciativas necessárias para a preservação da integridade física de moradores e da população que circula pela região”.