Uma criança de um ano de idade morreu em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. As causas ainda são investigadas, mas a família contou sobre a presença de escorpião na região.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a bebê deu entrada no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) às 2h de quinta-feira (19).
No primeiro atendimento, ela estava com quadro de falta de ar. A família não teria relatado sobre possível picada de escorpião. A criança, depois de ser atendida pela pediatra de plantão, ficou em observação e foi liberada por volta das 7h.
Porém, no início da tarde do mesmo dia, a bebê retornou ao hospital com os pais, que, nesta segunda vez, relataram a existência de muitos escorpiões na região da casa da família.
Imediatamente, houve a administração do soro antiescorpiônico, mas a criança apresentou estado de maior gravidade, sendo levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM), unidade referência na região para este tipo de acidente com picada de escorpião.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a caminho do Hospital, a criança evoluiu para parada cardiorrespiratória (PCR), tentaram reanimar com massagem cardíaca por vários minutos, mas a criança morreu.
O corpo da bebê foi levado para o Instituto Médico Legal de Campos dos Goytacazes (IML) para passar por exames e assim atestar a causa da morte.