Um grupo de pescadores esportivos, ficou rodeado por três tubarões quando navegavam a bordo de caiaques a cerca de 1.500 metros da costa, na altura da Praia da Vila, em Saquarema, na Região dos Lagos.
Um dos pescadores, Filipe de Oliveira Carvalho, filmou a cena do momento em que o grupo é surpreendido pelos tubarões que atacavam um cardume de manjubinhas.
“Meu Deus do céu, tem um monte, velho! Tem um monte! ”, se assusta o pescador.
Segundo relato dos pescadores, os animais passaram cerca de uma hora se alimentando no local, assustando os pescadores, que ressaltaram a importância de manter a calma “na medida do possível” e respeitar o habitat dos animais.
“Eu nunca presenciei uma situação como essa antes, mas como pescamos em mar aberto, a qualquer momento isso pode acontecer. Jamais imaginaria que aconteceria comigo. Minha sensação foi de euforia. Como vocês puderam ver no vídeo, eu gritei bastante. Logo que o tubarão se aproximou, eu procurei remar para próximo dos meus amigos”, contou Filipe no vídeo.
O biólogo marinho, Augusto Machado, tranquiliza os banhistas e frequentadores do litoral fluminense, revelando que quase não existem casos de acidentes com tubarão no Estado do Rio.
“Eles vivem aqui, naturalmente, durante todo o ano, mas nessa época acabam aparecendo com maior frequência por conta dos cardumes de peixe. Isso é um bom sinal de que o ecossistema está saudável”, completou o biólogo.