Com o objetivo de orientar e preparar os gestores públicos para a implementação da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) Nacional, o Sebrae Rio realizou, nesta terça-feira (24), em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, a oficina “NFS-e Nacional na Prática: sua Prefeitura Preparada para a Obrigatoriedade”. Ao todo vinte oito pessoas, entre secretários, auditores fiscais e equipes de TI de oito municípios da região participaram do treinamento.
A NFS-e Nacional se tornará obrigatória para todos os municípios brasileiros, a partir de 2026, quando entra em vigor a Padronização Nacional da NFS-e, que vai unificar os
procedimentos fiscais para serviços em âmbito nacional. O objetivo é padronizar, tanto o layout quanto o processo de emissão, tornando-o mais ágil e acessível para empresas e para os municípios.
“A NFS-e Nacional representa um avanço significativo na digitalização da gestão fiscal municipal. Ela traz diversas vantagens, como a redução de custos, maior segurança e conformidade fiscal, além de facilitar a fiscalização e aumentar a transparência”, afirma Nelson Rocha Filho, coordenador do Sebrae Rio no Noroeste Fluminense.
“Queremos garantir que os municípios do Noroeste Fluminense estejam prontos para essa transformação”, completa.
Durante o encontro, foram apresentados os passos necessários para adesão à plataforma nacional, definição de parâmetros dos sistemas municipais e boas práticas para garantir a transição eficiente para o novo modelo de emissão de notas fiscais de serviço.