O projeto Rolé Carioca segue sua missão de reconectar a população com os espaços históricos do Rio de Janeiro e, em sua próxima edição, desembarca em um dos lugares mais simbólicos do país: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No dia 28 de junho, a partir das 10 h, os que acompanharem o passeio cultural terão uma verdadeira aula a céu aberto sobre ciência, saúde, patrimônio e memória coletiva. O rolé é gratuito e com direito a ônibus (para inscritos) partindo da Cinelândia e da Tijuca, pontos estratégicos da cidade.
O projeto cultural existe desde 2012 e tem como objetivo promover a comunicação da história das cidades e a fruição do espaço urbano de forma descontraída, irreverente e acessível. Eles realizam pesquisas e, a partir delas, formulam roteiros que se transformam em passeios guiados e ações paralelas, como banco de dados, site, publicações, canais de vídeos, e presença nas redes sociais.
Fundada em 1900, a Fiocruz é referência nacional e internacional na área da saúde. Muito além de sua atuação científica, o espaço é também um marco arquitetônico e cultural, com histórias que atravessam séculos — da Revolta da Vacina aos avanços no combate à pandemia de Covid-19.
“A Fiocruz é um símbolo da saúde pública, mas também da cidade. Estar ali é entender como ciência, política e sociedade se misturam. Queremos que o público veja o espaço com novos olhos e perceba o quanto ele faz parte das nossas vidas, mesmo que a gente não note no dia a dia”, destaca Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Carioca.
Os “rolezeiros” poderão conhecer a trajetória de Oswaldo Cruz que, mesmo sendo uma das figuras mais relevantes da história da saúde no país, o legado do médico, sanitarista e cientista negro, que dá nome à Fiocruz e foi responsável por mudanças estruturais na saúde pública brasileira, ainda é pouco lembrado como parte da construção simbólica do Rio.
O passeio irá percorrer ainda lugares como o Pavilhão Mourisco, a Casa de Chá, a Cavalaçaria, o Museu da Vida e o conjunto paisagístico projetado por Burle Marx convidando os visitantes a refletirem sobre temas como as origens da saúde pública no Brasil, o papel invisibilizado das mulheres cientistas e as conexões afro-islâmicas na arquitetura
Rolé Carioca – Fiocruz
Data: 28 de junho (sábado), às 10 h
Local: Fundação Oswaldo Cruz (Manguinhos) Centro de recepção – Passeio gratuito
Para mais informações, @rolecarioca no Instagram
Os próximos rolés são:
- 26 de julho – Rolé Férias em Paquetá;
- 31 de agosto – Rolé pela Presença Indígena em Jacarepaguá;
- 27 de setembro – Rolé Justiça Climática em Realengo.