A Prefeitura de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, promoveu nessa semana, a manutenção das bombas dos chamados “piscinões” da Rua Goiás e da Avenida Pacífico Jardim.
As ações foram realizadas pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE), nas bacias de detenção, nome original dos “piscinões”, que são estruturas para conter grandes volumes de água de chuva de maneira temporária, minimizando o risco de alagamentos.
“As manutenções são imprescindíveis para manter o bom funcionamento da unidade, visando garantir a segurança e a qualidade de vida a população das localidades ao redor, principalmente Cidade Beira Mar e Cidade Praiana e adjacências”, justificou a prefeitura.
Além dos serviços constantes de manutenção, que acontecem desde fevereiro, os locais também já receberam uma ação de limpeza, em março, em parceria com o Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual de Ambiente (Inea).
“Esse serviço não era feito há muito tempo, comprometendo em até 70% a operação das unidades e agravando os alagamentos, especialmente nas localidades de Cidade Praiana e Cidade Beira Mar”, relatou a prefeitura, na época.
Nessa semana, o município voltou a ressaltar a importância dos equipamentos, que operam todos os dias, com monitoramento 24 horas por dia, graças às ações constantes de manutenção promovidas pelo SAAE.