Uma artista circense sofreu uma queda enquanto fazia acrobacia aérea suspensa pelos cabelos em Miracema, no Noroeste Fluminense, na noite de sábado (13). Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra a mulher executando a última apresentação da noite, o número conhecido como suspensão capilar.
Cerca de 20 segundos após ser erguida, ao fazer piruetas no ar com uma fita nas mãos, ela cai de alguns metros de altura. Em outra imagem, equipes de socorro do Posto de Urgência Médica aparecem no local prestando atendendo à vítima.
Em nota, o Circo Robatiny Espetacular disse que adota todos os protocolos de segurança e que houve uma falha humana.
“A própria artista é responsável por fazer a amarração dos cabelos, que segue um protocolo e uma forma correta de amarrar. Neste caso, dito por ela mesma, foi feita uma amarração diferente da de costume, vindo a desamarrar sozinho e causando o acidente”, disse o circo.
Nas redes sociais, o circo publicou uma mensagem informando que a artista foi direcionada ao pronto-socorro e passa bem.
“Viemos por meio deste, comunicar que a artista da suspensão capilar foi direcionada ao pronto-socorro e passa bem!”
Ainda segundo a postagem, foram feitos todos os exames, não apresentado nada de grave, apenas dores musculares devido à queda.
“Agradecemos a compreensão e a preocupação de todos”, finalizou o Circo Robatiny na postagem.
Veja a íntegra da nota do Circo Robatiny
“Esclarecemos que o circo oferece uma estrutura totalmente segura tanto para os artistas quanto para o público, seguindo e cumprindo todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos governamentais e da legislação vigente.
No caso específico e isolado deste incidente, não houve falha mecânica, trata-se de falha humana, pois a artista realiza uma das apresentações mais tradicionais e seguras em espetáculos circenses na qual pessoalmente desconheço outro caso parecido.
Nesta apresentação, ela é presa pelos cabelos e suspensa por um cabo de aço, e nesta apresentação a própria artista é responsável por fazer a amarração dos cabelos que segue um protocolo e uma forma correta de amarrar. Neste caso, dito por ela mesma, foi feita uma amarração diferente da de costume, vindo a desamarrar sozinho e causando o acidente. O motivo ainda não se sabe, estamos esperando a volta dela e total recuperação para sabermos de mais detalhes.”