O atleta macaense de Tiro com Arco, Marcos Vinícius Costa Lima, segue avançando no Campeonato Brasileiro e Estadual Indoor 18 metros de distância, e no Campeonato Estadual Outdoor 70 metros distância olímpica.
Atualmente com 23 anos, o atleta profissional, instrutor e árbitro dessa modalidade olímpica recebeu um convite para participar do projeto “Arte por toda parte”, na Fronteira, em 2018, com apenas 18 anos.
Neste ano, Marcos Vinícius já participou de 4 etapas no Indoor, e tem, no próximo sábado, 17, a participação confirmada no “Multi-site Indoor Championship of the Americas” (MICA), principal torneio indoor do continente, com todas as provas no formato multi-site.
Segundo a prefeitura de Macaé, o projeto “Arte por toda parte” foi a porta de entrada para Marcos Vinícius na modalidade, depois de conhecer o casal de professores Paula Figueiredo e André Figueiredo, no núcleo de iniciação ao Tiro com Arco.
“Desde então, fiz cursos, me especializei nessa modalidade e, graças ao Bolsa Atleta de Macaé, consegui ter um suporte em minha modalidade, comprando melhores equipamentos e me dedicando aos treinos. Assim tenho conseguido alcançar melhores resultados em minhas provas”, contou Marcos Vinícius.
O atleta contou que, quando era criança já pensava em ser um atleta e viver viajando e competindo pelo mundo afora, mas pensava em outra modalidade olímpica, como o skate, que entrou para os Jogos Olímpicos em Tóquio, em 2020.
“Quando era mais novo andava de skate e queria ser profissional. Mas quando conheci o Tiro com Arco, foi amor ao 1º disparo”, revelou Marcos Vinícius, que tem o objetivo de fazer parte da Seleção Brasileira de Tiro com Arco no futuro, além de ajudar outros atletas que estão começando suas trajetórias.
“Eu não tinha condições de comprar meu arco no início da minha carreira no esporte, e conheço muitas crianças que sonham em praticar esse esporte, mas não possuem condições. Da mesma forma que tive minhas oportunidades, quero dar oportunidades a outras crianças, pois o esporte muda a mentalidade. É um esporte de muita disciplina. Muitas crianças poderão mudar suas vidas da mesma forma que mudei a minha”, concluiu Marcos Vinícius.