O Programa de Equoterapia da Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, foi reconhecido como um dos centros de excelência no país pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Diretores da entidade visitaram o programa para viabilizar uma parceria com o município neste trabalho que usa o cavalo como agente terapêutico.
“Estou muito orgulhosa pelo trabalho que o município oferece às crianças e às suas famílias com todo o suporte para o tratamento em várias áreas. O trabalho é integral e fruto do conhecimento e dedicação da equipe que atua em prol dessas crianças oferecendo o melhor tratamento e bem-estar”, destacou a coordenadora da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Janiane Nunes.
A Equoterapia usa o cavalo nas atividades desenvolvidas por profissionais multidisciplinares, formados por auxiliar guia, psicólogo, fisioterapeuta e motorista (o programa oferece transporte gratuito para os pacientes).
O cavalo trabalha a força, equilíbrio, concentração, noção de espaço e tempo e coordenações motoras dos pacientes. Em Macaé, o programa também atende um paciente idoso de 82 anos.
Este ano, o programa de Macaé completa 10 anos, atende 160 pessoas especiais e conta, também, com uma unidade em Córrego do Ouro, distrito da região serrana.
O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferece, ainda, atendimento Odontológico especializado para os pacientes através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.