Italva, no Noroeste Fluminense, terá o I Simpósio “Por uma Pedagogia da Diversidade: Desconstruindo Preconceitos de Raça na Educação”.
O evento será realizado na quinta-feira (23), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores.
O simpósio contará com palestras, uma delas será com Jorge Santos, que é doutor em memória social, mestre em educação e especialista em temas da Diversidade, Diferença e Direitos Humanos. Ele vai abordar o tema “Por uma Pedagogia da Diversidade: Desconstruindo Preconceitos de Raça na Educação”.
Também vai participar do evento a socióloga Ângela Souza, que é a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Ela vai falar sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR ).
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o SINAPIR foi instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013. O sistema que possibilita, de forma organizada e articulada, a implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil, “com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância”, explica o Ministério.
“A adesão dos estados, Distrito Federal e municípios ao sistema contribui nos processos de criação e fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no âmbito regional e local, desenvolvendo esta política pública nacionalmente”, finaliza o órgão.
O simpósio em Italva conta ainda com a participação da cantora italvense Danuza, que vai dar seu depoimento, além dos alunos da E.E.M. Usina São Pedro, que vão fazer uma apresentação cultural.