Começa nesta quarta-feira (02) em Nova Friburgo, na Região Serrana, a 33ª edição do Encontro Sesc de Dança, festival gratuito que celebra a diversidade da dança com a participação de mais de 40 grupos do Rio de Janeiro e de outras regiões do Brasil. A programação ocupará teatros, praças, quadras e ruas da cidade, incluindo espetáculos, oficinas, performances urbanas e ações formativas. O evento encerra no domingo (06).
A abertura será na quadra do Sesc Nova Friburgo com apresentações da Cia Dançar a Vida e da Cia Vibre, que trará performances aéreas em tecidos, lira e trapézio. Na quinta-feira (03), o festival terá a participação da Companhia BEMO, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentando o clássico ballet “Noite de Walpurgis”. Também se apresenta a Focus Cia de Dança com “As canções que você dançou pra mim”, espetáculo que homenageia Roberto Carlos.
Além do Sesc, as apresentações acontecerão na Praça Demerval Barbosa Moreira e no Espaço Arp, promovendo uma interação entre a dança e o ambiente urbano. Grupos como Camaleão Cia de Dança (MG), Cia Vibre (RJ), CHAP e De Pernas para o Ar levarão acrobacias aéreas, danças nas alturas e cortejos performáticos.
Destaques da programação incluem solos de Márcio Cunha e o espetáculo “Flashblack”, do coletivo Originais do Charme, que revive os bailes black dos anos 70 a 90. O tradicional Baile Charme do Viaduto de Madureira, patrimônio imaterial do Rio, também fará parte do evento.
As oficinas gratuitas serão ministradas por nomes como Alex Neoral (dança contemporânea), Liana Vasconcelos (balé clássico), Juliana Meziat (balé infantil) e Mestre Dionísio (samba e miudinho).
A entrada para os espetáculos em espaços abertos é gratuita. Para as apresentações no Sesc, o público deverá doar 1 kg de alimento não perecível (máximo de dois ingressos por pessoa). Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc RJ, que combate a fome e o desperdício.